quinta-feira, setembro 30, 2010

Primeiro plano

Na segunda-feira fui jantar com uma amiga e a determinada altura da conversa  diz -me que este era o meu ano... olhei-a surpreendido, pois não percebi a razão de tal afirmação. Então, replicou ela, voltaste a colocar-te em primeiro lugar, voltaste a questionar-te. Continuei certamente com ar de burro a olhar para uma parede, pois ela sentiu necessidade de expôr a sua teoria: Libertaste-te finalmente da tua relação com o teu ex,  permiteste-te ainda que a medo e sem concretizares que te voltasses a apaixonar, cuidaste de ti fisicamente e profissionalmente deste os primeiros passos para uma viragem. Não será isso colocares-te em primeiro plano?




É engraçado que algumas pessoas nos analisem... tão bem.

Falta 1 dia... variação sobre o mesmo tema

quarta-feira, setembro 29, 2010

Faltam 2 dias...

Um cosmopolitan e Sex Zombie

Como não vou cá estar para a semana, hoje tive direito a um cosmopolitan e um preview do novo espectáculo do André, Sex Zombie - a vida de Veronica Lake. Foi uma sessão exclusivíssima (éramos apenas dois espectadores)... o que vos posso dizer (sendo o mais imparcial possível e o André sabe que quando não gosto, não gosto mesmo e digo)... é um espectáculo maravilhoso! Um regresso ao André de antigamente, mas numa versão melhorada, apurada e madura. O texto é inteligente e sempre com um toque de humor muito particular. E a componente visual é absolutamente genial. Um espectáculo do qual se sai de alma a sorrir. Faltam afinar um ou outro pormenor, mas na verdade, este foi um dos primeiros ensaios corridos e com tudo... e falta um pouco mais do que uma semana para estrear, por isso... MUITA M£§#@!
Dia 7 de Outubro, quando estiveres a estrear eu vou estar algures em New York... de cosmopolitan na mão a celebrar este novo espectáculo!!
(a piada do cosmopolitan só irá perceber quem for ver o espectáculo)

segunda-feira, setembro 27, 2010

Dói

Depois de uma semana a deixar a alma elevar-se, voltar à dura realidade dói... o que vale é que este dia de trabalho está a acabar e faltam só mais 3... e depois New York!

domingo, setembro 26, 2010

Elas estão de regresso!

Uma semana intensa...

Foi uma semana intensa de aprendizagem, de emoções, de relacionamentos. Foi uma semana que me encheu a alma e que vou guardar por muito tempo. Não sei que repercussões virá a ter na minha vida, mas... acredito que vai ter. Bem, para já, fui convidado por uma mexicana que vive e trabalha em Barcelona, para participar no próximo vídeo dela. E há uma ou outra ideia que se formam na minha cabeça... a ver...

quarta-feira, setembro 22, 2010

Objectos

Estou a fazer um workshop de teatro de objectos. Vamos hoje para o terceiro dia e estou exausto... não pensei que fosse exigir tanto de mim. Chego ao fim de cada dia com o cérebro feito em papa, que a única coisa que quero é... dormir! Mas está a ser muito interessante (e repito, exigente) e está a abrir a minha percepção deste tipo de teatro e do teatro em geral.

domingo, setembro 19, 2010

Bom almoço...

... Sôfrego.

Entrevista da maravilhosa Callas

O André mandou-me este link... e eu não consigo deixar de partilhar.
1ª parte
2ª parte
3ª parte
4ª parte

sábado, setembro 18, 2010

Jantar a 3, party girls & brunch sem vista para o rio

Aqui estou eu, sábado à tarde, a descansar do fim-de-semana que acabou de começar... ontem fui jantar com o meu ex e o seu actual namorado. Foi super engraçado, divertimo-nos bastante, comemos bem... não há qualquer mau estar entre os três, o que me deixou mais descansado uma vez que é com o ex que vou para New York dentro de dias. Depois fui ter com duas amigas minhas que são verdadeiras party girls. Têm uma energia extraordinária e passámos literalmente a noite toda a dançar (entre o Frágil e o Lux)... arrastei-me para casa e após 4 horitas de sono, fui tomar brunch ao Deli Delux com uma outra amiga minha... pensei eu comer com vista para o rio, mas um enorme cruzeiro tapava-me a vista toda. Ela apareceu com 3 amigos dela e ficámos horas na palheta (nota: vinha com ideias de Santa casamenteira entre mim e um dos amigos que veio com ela)... supermercado e me voici. Vou descansar um bocadinho para ir com o André ver o Plein Sud... ainda bem que amanhã é domingo.

sexta-feira, setembro 17, 2010

Boa publicidade

Yo video

Musiquinha do baú

Teatrices

Ainda a ressacar do marasmo cultural que se vive nesta cidade no mês de Agosto, tenho ido ver as novas produções que por aí andam. Depois do Eléctrico, fui ver o Acácio Nobre, Yes You Me e Hedda. Sobre o Eléctrico já disse tudo o que tinha a dizer...
Acácio Nobre é o resultado da imaginação de Patrícia Portela. Ela já nos habituou às suas propostas muito multimédia, mas neste espectáculo ela quis dar um passo em frente... e deu dois para trás. O espectáculo, ou aquilo que ela pretendia que fosse um espectáculo, tem um conceito muito interessante, uma história saída da sua imaginação que se torna consistente (muita gente sai da sala a perguntar-se se Acácio Nobre terá mesmo existido), mas é só isso. Como instalação numa galeria, seria extraordinário. Entrava-se, percebia-se o conceito e ficaríamos o tempo que quisessemos para percebermos a história de Acácio Nobre. Enquanto espectáculo é uma tortura de duas horas. A instalação sonora de Cristoph de Boeck causa dores de cabeça e náuseas (pelo volume e pela forma como são trabalhadas determinadas frequências de som), o desenho de luz de Daniel Worm D'Assunção é meramente ilustrativo (enfim, remetemos para um ambiente de concerto, que é o ambiente criado pela Patrícia para a apresentação da história) e o espectáculo é isso e os textos a passarem pelo ecrã. Dois textos diferentes (que nos obriga a uma concentração desmesurada, mais uma cronologia nas laterais da plateia e o público ainda leva com umas projecções por cima). Tudo muito engraçado, se não durasse duas horas.
Yes You Me foi outro pontapé. Vi trabalhos da Louise Lecavalier nos anos 90 e ela era uma bailarina extraordinária. Foi com isso na cabeça que fui ver este espectáculo. Hmmm... uma tela branca, desenho em tempo real que vai criando o espaço cénico, alguma confusão entre o que é desenho e o que é o corpo dos intérpretes mas... pouco mais do que isso. É daqueles espectáculos que se sai de lá a pensar "Ah, era só isto?". Há um ou outro momento em que parece que os corpos reagem ao desenho (e não à música) mas... ups, já passou, foi só isto. E se eu não tinha uma opinião muito formada sobre o trabalho do Benoît Lachambre (com quem Louise criou e interpretou este projecto) pois... também não fiquei.
E finalmente ontem fui à estreia de Hedda. Outro suplício... Primeiro: porque raio se mexe num texto sublime como o de Ibsen para se criar um texto menor, sem interesse, que cria barreiras linguísticas artificiais entre o público e a cena e sobretudo entre os actores e as suas personagens. Eu sei que o texto de José Maria Vieira Mendes é suposto ser "inspirado em" ou "a partir de" mas caramba... onde está a densidade das personagens, a trama, tudo o que leva ao desfecho da peça? Não se constroem textos com boquinhas do género "o algodão não engana"... O cenário de Rita Lopes Alves é péssimo... se queremos um cenário realista então há que fazer por isso e não uma coisa mal amanhada, entre o realista e o não tivemos dinheiro para mais. Os figurinos (também de Rita Lopes Alves) seguem a mesma linha e o desenho de luz de Pedro Domingos é tão pobre que nalguns momentos coloca os actores literalmente na sombra (e não é intencional). A encenação de Jorge Silva Melo é do mais corriqueira que há e direcção de actores não há... Restavam os actores e sobretudo a Maria João Luís... mas, com um textos destes e uma encenação/direcção de actores inexistente, nem a senhora faz um bom trabalho (embora não esteja ao nível da canastrice do António Pedro Cerdeira e da Rita Brütt)... enfim, salvou-se uma Lia Gama, que conseguiu dar o ar da sua graça...
Ou seja, a nova temporada teatral da capital não começou da melhor maneira...

quarta-feira, setembro 15, 2010

terça-feira, setembro 14, 2010

Eu quero dois dos que ela tomou...

Questão metafísica...

Ultimamente ando com os mamilos constantemente erotizados...  é normal?

segunda-feira, setembro 13, 2010

Open Your Heart

Disseram-me isto hoje: "Estás a ficar azedo... és desagradável com as pessoas sem te aperceberes... abre o coração rapaz!".

Expressão do fim-de-semana

Eu sou do verbo ir!

Portimonense 3 - Rio Ave 1

É a primeira vitória do Portimonense no campeonato da 1ª divisão, que o catapultou para a 10ª posição da classificação geral, sendo que o Beira Mar e V. Setubal têm um jogo a menos e estão respectivamente no 11º e 12º lugares (mera curiosidade, o Benfica está em 13º). É bem... se se mantivesse por estas posições até ao fim era uma boa temporada.

Oporto #2

Que cidade bonita! Há séculos que eu não estava no Porto mais do que umas meras horas... melhor será dizer, há séculos que eu não vivia o Porto. Serralves, Filipa de Lencastre, Galerias de Paris, a inevitável Rua de Santa Catarina, os Clérigos... tudo me pareceu novo e fresco e bom. São outras energias, outras posturas perante a vida. Mas, melhor que tudo foi a companhia. De facto, muitas vezes, é a companhia que nos permite olhar para a cidade de outra maneira. E este foi o caso...

sábado, setembro 11, 2010

Oporto

Bom fim-de-semana!

Frase do momento!!

As calorias são pequenos animais que moram nos roupeiros e que durante a noite apertam a roupa das pessoas.
encontrada aqui.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Corte de cabelo


Estou à espera para cortar o cabelo...

Grande Alexandra

Fui ontem à estreia do Eléctrico Chamado Desejo encenado por Diogo Infante. Gostei de tudo! Do social e dos vestidos (Prémio Sim Estou Aqui para Graça Lobo), da peça, da companhia dos amigos e do cocktail no fim da peça (e mais social). Mas o que importou mesmo foi a peça. O cenário da Catarina Amaro é bonito e muito funcional e os figurinos de Maria Gonzaga eficazes e simples. O desenho de luz de Nuno Meira é genial (aliás como são todos os desenhos de luz orquestrados por este rapaz), sobretudo porque quase não o sentimos, a luz está lá mas é tão natural que nos esquecemos que alguém a desenhou. Pequena nota - esta é a mesma equipa que Diogo Infante usou no Cabaret. A encenação é correcta, ritmada e deixa lugar aos actores para brilharem.
Os actores... toda a atenção estava virada para o regresso de Alexandra Lencastre. E ela não decepciona. Que actriz talentosa! Como é possível que tenha estado afastada dos palcos tanto tempo. Dicção perfeita, presença gigantesca. E este é um papel que parece ter sido escrito para ela. Sensual, frágil, com as doses certas de humor e drama. Com a dose certa de loucura. Durante a peça esquecemos que é Alexandra Lencastre e entramos no mundo de Blanche DuBois. Uma enorme surpresa (e muito agradável) foi Lúcia Moniz. No papel de Stella, a irmã de Blanche e mulher de Stanley, Lúcia Moniz consegue evidenciar-se e não se deixar esmagar pela força das outras duas personagens principais. É leve, bonita, simples e ao longo da peça vai-se deixando abater pela loucura da irmã. Mas tudo com uma enorme elegância. Brava! Já o elenco masculino... Albano Jerónimo no papel de Stanley não convence... e não é que ele esteja mal... o rapaz faz um bom trabalho, mas acho que a imagem que temos de Marlon Brando (no filme de E. Kazan) é de tal maneira forte, que é inevitável a comparação... e o facto de nesta peça não terem fugido a essa imagem (aliás, há uma certa colagem) não terá abonado a seu favor. Pedro Laginha no papel de Mitch é... Pedro Laginha. Não percebo o fascínio do encenador por este actor... aliás, não percebo o fascínio de nenhum encenador por este actor, ele faz sempre de Pedro Laginha. Nos secundários uma nota muito positiva para Paula Mora e José Neves (actores residentes do Teatro Nacional).
E depois há Tenesse Williams mas em relação a esse... já nada há a dizer. É genial sempre!

quinta-feira, setembro 09, 2010

Grrrrr

Acabei de ter uma daquelas conversas desagradáveis com uma das minhas… “subalternas”. Odeio que não sejam activas, que me tenham que perguntar tudo… prefiro que errem e que depois me digam “então, com as informações que me passaste o que é que estavas à espera?” do que ficarem o dia todo à espera que eu saia de uma reunião para me fazerem uma pergunta de m€*§@... à qual, com um pouco de esforço encontrariam a resposta. E odeio que me obriguem a ter este tipo de conversa… sobretudo porque existem laços afectivos… RAIOS. Já me estragou o dia.

Já vi coisas começarem por menos...

quarta-feira, setembro 08, 2010

Não gosto da Lady Gaga. E então?

Amanhã é dia de Eléctrico!

Queer Lisboa

Por norma não vou ver um filme ou um espectáculo ou uma exposição porque a temática é gay. Não tenho vocação para partidário, panfletário, activismo, brotherhood, whatever. Ou há um interesse artístico (e pode ser um interesse temático) ou não há. E se não há... não vou.
Este ano o programa do Queer Lisboa tem algumas coisas que quero ver (e antes de mais, o programa impresso tem muito bom ar). Plein Sud de Sébastien Lifshitz, Fake Orgasm de Jo Sol, Cellar de Steve Staso, Boys just Wanna have fun de Luís Hipólito e Margarida Moura Guedes, my own orivate library de Beate Kunath, Dzi Croquettes de Tatiana Issa e Raphael Alvarez e Plano B de Marco Berger... E há ainda umas curtas... Agora, terei agenda para isto tudo?

terça-feira, setembro 07, 2010

Fim-de-semana no Porto

Para além da exposição da Marlene Dumas em Serralves ainda não tenho programa 100% definido... alguma proposta?

Visto

Conversa manly nos corredores do Corte Inglés, no meio dos restos dos saldos

Eu: Oh pá, esta tarde de repente veio uma aragem fria e fiquei com os mamilos erectos. Como a t-shirt é justa tive de andar com os ombros encolhidos para não se ver... 
A: Tens que pôr fita-cola. É assim que elas fazem.

segunda-feira, setembro 06, 2010

Tim Gunn

Sou fã do Project Runway, é público. Mas sou mais ainda, fã do Tim Gunn. É um verdadeiro gentleman! E na sua página no Facebook publica vídeos comentado os episódios que vão passando. É delicioso!

Bom dia!

domingo, setembro 05, 2010

sábado, setembro 04, 2010

O que vestir...?

Grrr... odeio não saber o que vestir... nem quero ir muito "arranjadinho", nem quero parecer que apanhei a primeira t-shirt que estava no armário... Acho que me vou decidir pelos sapatos e o resto já se vê...

Beautiful saturday

Brunch with a dear friend, um passeio, umas compras... que belo sábado!

sexta-feira, setembro 03, 2010

Faltam 28 dias...

... para regressar a NY.
Times Square

Sophia Loren acabadinha de chegar!

Photobucket

Sensações boas...

Gosto desta sensação boa de acabares de estar com alguém na conversa e te identificares com a pessoa, com a sua forma de pensar, a sua maneira de estar... é um sensação boa.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Mas porque raio...

... meti eu isto na cabeça? Nem me consigo rir de tanto que me dói...

Galliano & Piazzolla

quarta-feira, setembro 01, 2010

Presente

Olha que belo presente! Vai um cachecol?

Chanel boy

No caminho para o trabalho encontrei um "amigo" que não via há algum tempo. Foi bom revê-lo, conversámos um bocado e de repente ele diz: "Chanel boy". Eu devo ter feito uma expressão de espanto/interrogação, porque logo a seguir ele justificou "Esse cheiro... é tão teu". Sorri, abraçámo-nos... e seguimos cada um para o seu trabalho.
De facto, uso o mesmo perfume há anos. Egoïste. Faço uma pequena variação uma vez ou outra, mas regresso sempre... seja Inverno ou Verão. Porque na verdade identico-me com este perfume. Ou melhor, neste perfume.