quinta-feira, janeiro 20, 2011

Sim sou vegetariano, sim sou saudável...

Ultimamente tenho trazido "marmita" para almoçar. Temos uma sala com frigorífico, micro-ondas, etc e o pessoal acaba por almoçar por aqui. É mais barato e acaba-se por comer melhor. Hoje veio à baila durante o almoço o facto de eu ser vegetariano e de ter um ar saudável. Tive que me rir, óbvio... que raio de preconceito. Vegetariano não é um bicho esquelético e de pele cinzenta. E logo de seguida vem a pergunta fatal, de onde retiras as proteínas? Outro preconceito. Todos os vegetais e mesmo a fruta, contêm alguma proteína. É verdade que os vegetais não contêm todos os aminoácidos essenciais nas proporções tidas como "ideais". No entanto, o nosso corpo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes refeições para produzir proteínas completas. Assim, numa dieta variada, onde se inclui diariamente grãos, nozes ou sementes, vegetais e frutas, mesmo aqueles não consumem qualquer alimento de origem animal (vegans) ingerem proteínas completas. Há que ter uma alimentação variada, mesmo sendo vegetariano. E antes que alguém abrisse a boca eu disse: Sim, pode-se ser variado alimentando-nos de vegetais. Há vida para além do tomate e da alface.

3 comentários:

Mark disse...

Olá!

Concordo em absoluto com o que escreveste. Eu não sou vegetariano (ainda), mas tenciono sê-lo o mais breve possível. Estou numa longa fase de desabituação.
Aboli totalmente a carne vermelha da minha alimentação há alguns anos e muito raramente como carne branca. Não foi difícil para mim "cortar" nas carnes, até porque nunca fui muito chegado à carne. A minha alimentação baseia-se no peixe e, essencialmente, nos vegetais, para além do leite e cereais.
Numa conversa com o nutricionista da mãe, já lá vão uns anos, ele aconselhou-me a ponderar bem a decisão e, se possível, a adiá-la até me sentir suficientemente seguro para a tomar.
Todavia, creio que nunca serei um vegetariano a cem por cento. Serei um lactovegetariano. Gosto demasiado de leite para eliminá-lo da minha alimentação. :)

E, como é evidente, sentimos logo efeitos, bastante visíveis em termos dermatológicos. Mas não só: eu, pessoalmente, sinto-me mais puro desde que aboli aquelas toxinas maléficas da carne.

Perdoa o extenso comentário. :)

lots of love ^^

Renato Miguel Araújo disse...

Muito bem! A outra metade da cama farta-se de dizer que quer ser vegetariano... mas fica-se pela intenção! Já eu não estou muito para aí virado.
Quanto à ultima frase, sim sr, há vida para além da alface... já para além do tomate... OK podia ser mais brejeiro?

Myke disse...

Tb levo o almoço para o trabalho, mas não sou vegetariano....aliás sou 50% vegetariano.