terça-feira, maio 23, 2023

Realidade

 O Natal passado foi particularmente difícil. Correu bem, não houve nada de particularmente anormal, mas os dias que passei em casa dos meus pais no Algarve tornaram evidente uma realidade que eu negava. O envelhecimento dos meus pais. É verdade que nos últimos anos e sobretudo durante o período da pandemia, senti que eles tinham envelhecido. Mas nestes dias percebi as mazelas físicas e de memória. E isso custou-me muito, acho que não estava preparado para enfrentar essa realidade. O meu irmão relativiza, diz que é normal. Talvez o facto de ele viver perto deles atenue estas questões. Eu vejo-os de 2 em 2 meses mais ou meses. E nesses dias foi um choque. Chorei todo o caminho de regresso a Lisboa e fui direto para casa do meu namorado chorar no seu colo. Estava a precisar. Pensei em ir mais vezes ao Algarve, mas não sentia as forças necessárias para o fazer. Como se costuma dizer, já ajuda muito quem não atrapalha. No fim de fevereiro, quando fui visitá-los a impressão que tinha tido 2 meses antes atenuou. É um processo. Acho que neste momento já o consigo enfrentar de uma forma diferente. Vou tentar estar mais presente, à minha maneira...

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu perdi a minha mãe há pouco mais de 1 ano. Nunca queremos pensar no final. Procuramos afastar esses pensamentos. Mas há momentos em que nos apercebemos de que aqueles que mais amamos estão a envelhecer, ou estão doentes, e temos de começar a pensar em como será a nossa vida no dia que partirem…

Mark