sábado, abril 26, 2025

Pace mio dio

 


É talvez a minha aria preferida. Quando pela primeira vez assisti e ouvi ao vivo, não consegui evitar que as lágrimas me corressem pela cara.

Obsessões

 A minha nova obsessão... Frigorífico arrumado e organizado. Frutas e legumes lavados e arrumados em caixas, de preferência de vidro. Iogurtes alinhados, queijos arrumados no mesmo espaço.

Dá-me a sensação de vida organizada.

quarta-feira, abril 23, 2025

Desafios profissinais

Há cerca de um ano atrás lançaram-me um desafio profissional. Na verdade foi mais um pedido de ajuda, era só um mês ou dois. E fez no início deste mês um ano. Estava eu tão sossegado. Mas tem sido um desafio bom. Trabalho com uma equipa fantástica, direi mesmo com a melhor equipa com quem já trabalhei.

Há 10 anos atrás este era o sítio onde eu quereria estar profissionalmente. Com autonomia, com a equipa que propus, com orçamento e com muito pouca interferência do Conselho de Administração, apenas aquela inevitável que a politiquice exige.

Hoje tenho dúvidas que é isto que eu quero fazer.

Nunca estamos verdadeiramente satisfeito.

terça-feira, abril 22, 2025

Redes sociais

 Há cerca de 8 anos eliminei o meu perfil no Facebook. Já não me lembro exatamente do contexto mas um amigo meu fez o seguinte comentário: "como não sabes? Eu publiquei no Facebook." Lembro-me que era um assunto relevante. E aquela era a forma que um amigo escolheu para me informar. Publicar o que quer que fosse no Facebook.

A minha conta do Instagram é fechada. E ainda assim tem demasiada gente a seguir-me. Uso para registar lugares ou momentos para memória futura. Raramente apareço numa fotografia.

Usei o Twitter para ver notícias. Mas tornou-se uma rede social de tal forma tóxica que também eliminei o perfil. Agora tenho o Bluesky um pouco com o mesmo propósito. Ver notícias e partilhar espetáculos, exposições, livros e cultura em geral.

Falam-me hoje em dia de redes sociais que desconheço. Incomoda-me de forma geral a exposição a que as pessoas se submetem. Cada um sabe de si. E eu sei aquilo que me interessa ou não interessa. Mas não deixa de ser estranho a surpresa das pessoas por eu não ter esta ou aquela rede social.

A minha relação mais duradoura é com este blog. Com interregnos, momentos de dúvida. Mas regresso sempre a ele. Como um disco do Piazzolla guardado na prateleira.

Ou se calhar, porque não é bem uma rede social.

segunda-feira, abril 21, 2025

Pequenos prazeres

A determinada altura a vida é feita destes pequenos prazeres... um disco do Piazzolla editado em 1970, encontrado algures e comprado por uma bagatela.

Nos próximos tempos vou ouvir este disco vezes sem fim. Uma e outra vez. E depois fica arrumado, com os outros discos, à espera de voltar a ser ouvido. De voltar a ser lembrado mas com uma certeza. Vai voltar a ser lembrado, vai voltar a ser ouvido, vai voltar a emocionar-me.

Piazolla para acompanhar o serão...

sábado, fevereiro 22, 2025

sábado, janeiro 04, 2025

quarta-feira, janeiro 01, 2025